Aplicativo de WhatsApp baseado em QR Codes apresenta informações multilíngues, georreferenciadas e sustentáveis para melhorar a experiência de turistas durante o evento climático
Belém (PA) – Em uma iniciativa inédita para promover a hospitalidade e a digitalização do turismo, a Embratur apresentou nesta terça-feira (4) o guia interativo “What’s UP, Belém?”, desenvolvido especialmente para receber os visitantes da COP30 na capital paraense.
A ferramenta, produzida em parceria com a startup SmartTalks.ai, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), utiliza inteligência artificial multilíngue para orientar os turistas sobre logística, transporte, cultura, gastronomia, turismo sustentável e segurança.
Operando via WhatsApp — o que elimina a necessidade de baixar novo aplicativo —, o sistema permite acesso imediato por meio de QR Codes distribuídos em Centros de Atendimento ao Turista, totens informativos e postos da COP30.
O projeto contou com um extenso levantamento da UFPA sobre os atrativos turísticos de Belém, garantindo que o conteúdo refletisse a identidade amazônica e fosse verificado academicamente pela UFF e UFPA.
Com o uso do georreferenciamento, o guia pode responder a perguntas como “o que há perto de mim?” e fornecer recomendações personalizadas de locais acessíveis e sustentáveis para cadeirantes, alinhando-se aos princípios ESG.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o projeto reforça o papel da agência como agente de inovação e sustentabilidade no turismo brasileiro. Ele destacou que a COP30 será uma vitrine global para o Brasil e que “What’s UP, Belém?” é parte da resposta tecnológica a esse desafio.
Além de servir aos visitantes de Belém de 10 a 21 de novembro de 2025, durante a COP30, o modelo será replicado no Rio de Janeiro (RJ) sob a marca “What’s UP Rio”, ampliando o legado da iniciativa em destinos turísticos brasileiros.
Fonte: Embratur



