domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesPolícia Civil do Pará prende 10 pessoas por golpes digitais com uso...

Polícia Civil do Pará prende 10 pessoas por golpes digitais com uso de tecnologia avançada

Operação combate fraudes bancárias e golpe do “falso parente”; criminosos utilizavam recursos cibernéticos sofisticados para invadir contas e enganar vítimas

A Polícia Civil do Pará realizou uma operação que resultou na prisão de dez pessoas envolvidas em crimes de fraudes bancárias e golpes digitais nos últimos dois dias. As ações foram coordenadas pela Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC), que cumpriu mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão. Do total de presos, nove foram localizados no estado de São Paulo e um no Pará.

De acordo com a delegada Vanessa Lee, titular da DECCC, os criminosos empregavam recursos tecnológicos avançados para executar diferentes modalidades de crimes digitais. Entre os golpes identificados estão o conhecido “falso parente”, invasões de contas bancárias e esquemas fraudulentos que prometiam a venda de produtos e serviços, solicitando pagamentos antecipados das vítimas.

A operação, conduzida pela Divisão de Combate a Crimes Econômicos e Patrimoniais por Meios Cibernéticos (DCEP), teve início na quarta-feira (26) e se estendeu até a manhã de sexta-feira (28). A complexidade dos crimes e a dispersão geográfica dos alvos, incluindo a capital paulista, exigiram o trabalho de diversos peritos em informática computacional para análise e coleta de evidências digitais.

O delegado-geral Raimundo Benassuly destacou o compromisso da instituição no combate aos crimes cibernéticos, enfatizando o uso de recursos de inteligência e perícia disponíveis, além do apoio de outros órgãos estaduais. “Todas estas ações representam o compromisso da Polícia Civil do Estado do Pará no combate rigoroso aos crimes cibernéticos”, afirmou.

Os detidos foram conduzidos às unidades policiais para os procedimentos legais e permanecem à disposição da Justiça. A PCPA reforça que vítimas de crimes devem procurar uma delegacia ou utilizar o site da Delegacia Virtual para registrar o Boletim de Ocorrência.

Fonte: Polícia Civil do Pará

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
Google search engine

Mais populares

Comentários recentes