domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesCEO da NTT DATA prevê recuperação rápida da IA após eventual bolha...

CEO da NTT DATA prevê recuperação rápida da IA após eventual bolha especulativa

Executivo japonês prevê normalização rápida do mercado em 2026, impulsionada pela adoção corporativa que alcançará o ritmo de investimento em infraestrutura

O otimismo quanto ao futuro da Inteligência Artificial (IA) prevalece, mesmo diante das preocupações sobre uma possível “bolha especulativa” no setor. Essa é a visão de Abhijit Dubey, CEO e Chief AI Officer da gigante japonesa de tecnologia NTT DATA. Em uma entrevista recente, Dubey afirmou que qualquer boom especulativo em torno da IA deverá ser breve, com uma recuperação subsequente mais robusta.

O executivo prevê que o mercado de IA deve se “normalizar em certa medida” nos próximos 12 meses. Segundo ele, se houver uma bolha, ela será de curta duração e a IA emergirá ainda mais forte depois de seu estouro. A confiança de Dubey se baseia na crença de que as aplicações corporativas de IA estão se acelerando e logo alcançarão os trilhões de dólares já investidos em infraestrutura e poder computacional, liderados por fabricantes de chips e provedores de serviços hyperscale na nuvem.

Dubey enfatizou que a IA representa uma tendência de longo prazo “incontestável” e a maior transformação tecnológica desde a chegada da internet. No entanto, ele também reconheceu os desafios atuais na cadeia de suprimentos, notando que a demanda por poder de computação excede a oferta, com a cadeia “quase totalmente reservada para os próximos dois a três anos”.

Além do impacto no mercado, o CEO da NTT DATA também abordou a revolução da IA no mercado de trabalho, indicando que a empresa já está repensando suas estratégias de recrutamento. Ele projeta que o descompasso de mão de obra poderá se manifestar em um horizonte de 5 a 25 anos, à medida que a tecnologia redefine as necessidades de competências profissionais.

Fonte: Reuters

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
Google search engine

Mais populares

Comentários recentes