domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioBrasilPolícia Federal, BNDES e FEBRABAN assinam parceria estratégica contra crimes financeiros e...

Polícia Federal, BNDES e FEBRABAN assinam parceria estratégica contra crimes financeiros e cibernéticos

Foto: Coordenação-Geral de Comunicação Social Gov.br

Acordo de cooperação técnica prevê compartilhamento de inteligência, capacitação profissional e modernização de sistemas para proteger o sistema financeiro nacional

A Polícia Federal firmou nesta segunda-feira um Acordo de Cooperação Técnica com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) para intensificar o combate à lavagem de dinheiro, ao crime organizado e aos delitos cibernéticos. A cerimônia de assinatura, realizada em São Paulo, contou com a presença do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e do presidente da FEBRABAN, Isaac Sidney.

A parceria estabelece uma atuação integrada entre instituições públicas e o setor financeiro no enfrentamento a ilícitos de alta complexidade e alcance transnacional. O acordo prevê o intercâmbio de informações sobre crimes financeiros e ameaças cibernéticas, sempre respeitando os sigilos legais e a Lei Geral de Proteção de Dados. Além disso, contempla a realização de estudos, pesquisas, eventos técnicos, capacitação de profissionais e modernização dos sistemas utilizados em investigações.

Andrei Rodrigues ressaltou que a parceria é essencial diante da evolução das práticas criminosas. O diretor-geral da PF afirmou que as novas modalidades de delinquência não podem ser combatidas com práticas adotadas há décadas, destacando ainda que, com um brasileiro à frente da Interpol, espera-se já nos primeiros meses de 2026 fechar um acordo para trazer essa organização internacional para a parceria.

O presidente do BNDES enfatizou que o banco compartilhará seu conhecimento sobre integridade, controle interno, compliance, prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, segurança da informação e mitigação de riscos cibernéticos. Mercadante destacou que o BNDES é uma instituição sólida, transparente e integrante do Sistema Financeiro Nacional, que dispõe de efetivos mecanismos de segurança e conformidade.

Isaac Sidney, da FEBRABAN, ressaltou que a integração é o caminho para blindar o sistema financeiro e impedir que ele se torne refúgio para criminosos. O executivo defendeu que os bancos precisam continuar protagonistas no combate, ampliando investimentos em tecnologia, inteligência, controles internos e capacitação. Sidney também enfatizou a necessidade de fechar todas as brechas de entrada e permanência para garantir a exclusão de criminosos que já estavam ou pretendem estar no setor financeiro.

O acordo terá vigência de cinco anos, sem transferência de recursos financeiros entre os participantes, e reafirma o compromisso das instituições com a integridade do Sistema Financeiro Nacional e a proteção da sociedade. A iniciativa representa um passo significativo na modernização das estratégias de combate ao crime organizado e na construção de um ambiente financeiro mais seguro através da cooperação institucional e do uso de tecnologia avançada.

Fonte: Polícia Federal

ARTIGOS RELACIONADOS
- Publicidade -
Google search engine

Mais populares

Comentários recentes